jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2018

Orai e Vigiai - O Brasil que eu quero!

Robson Neves, Advogado
Publicado por Robson Neves
há 18 dias

Como Advogado acompanho há pelo menos 10 anos algumas "brigas no judiciário". Sobretudo contra o Estado, na área tributária. O povo sempre perde!

Conceito de povo (governados) - todo aquele que não participa da cúpula do Estado.

Isso porque, apesar dos contribuintes conseguirem grandes decisões contra cobranças ilegais e inconstitucionais, os Governantes não desistem. Eles são inventivos. Quando perdem no judiciário, criam Emendas Constitucionais, Leis novas, etc.. Afinal Eles tem o poder!

Não há um pensamento sistêmico no Brasil a fim de aliar o crescimento do País com o crescimento do seu Povo.

Empresários são vistos como lobos, por isso lhes são imputadas todas as sortes de cargas tributárias, multas e obrigações, o que muitas vezes chega a inviabilizar a atividade. Por outro lado, no fim, quem paga é o povo, pois, é decorrência natural da atividade empresarial repassar os custos para o seu produto ou serviço.

De outra sorte, o povo não tem tido voz nem vez para mudar essa cultura onde apenas os políticos e os demais envolvidos com o Estado sejam beneficiados.

Assim, penso que é o CONHECIMENTO e a LUTA DEMOCRÁTICA, através da correção de posturas que TODOS nós cresceremos.

Para isso, é preciso:

1 - Criar Leis Boas - pois, cumprir leis sabidamente antidemocráticas e inconstitucionais é difícil e desestimulante

2 - Seguir as Leis Boas - é preciso desenvolver a cultura de saber o que é certo antes de agir (a famosa consultoria preventiva, o compliance).

E como isso acontecerá? A meu ver, passando a contratar os advogados para combater o despotismo e tudo aquilo que lhe é imposto de forma indevida. Atuar civicamente, denunciando, reclamando (com fundamentos e provas), votando, vigiando.

Já diz a sabedoria popular "o gado só engorda aos olhos do dono". Somos Brasileiros, por isso, temos de vigiar, e utilizar a razão em detrimento da ignorância e com isso construirmos uma pátria melhor para todos.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)